Programas de prevenção com evidência de eficácia sugeridos pela UNODC

Quadro 1: Resumo de tipos de programas de prevenção, de acordo com o ambiente onde são aplicados, a faixa etária à qual se destinam e o grau de evidência científica de sucesso.

Fase da vidaFase da vidaEscolaComunidade
Primeira infânciaAcompanhamento pré-natal e
pediátrico (Seletivo) - Grau 2
Educação na primeira
infância (Seletivo) – Grau 4
Meia infânciaHabilidades parentais
(universal e seletivo) – Grau 4
1-Habilidades pessoais e sociais (Universal) – Grau 3
2- Gerenciamento em sala de aula (Universal) – Grau 3
3- Políticas para manter a criança na escola (Seletivo) – Grau 2
Iniciativas comunitárias multicomponentes
(Universal e seletivo) – Grau 3
Pré-adolescênciaHabilidades parentais (Universal e Seletivo) -
Grau 4
1-Programa de habilidades pessoais e sociais e influência social
(Universal e Seletivo) – Grau 3
2-Cultura e políticas escolares (Universal) – Grau 2
3-Abordagem para vulnerabilidades individuais (Indicado) – Grau 2
1-Políticas sobre o álcool e o tabaco (Universal) –
Grau 5
2-Iniciativas comunitárias multicomponentes
(Universal e seletivo) – Grau 3
3-Campanhas de sensibilização na mídia (Universal) – Grau 1
Adolescência1-Programa de habilidades pessoais e sociais e influência social
(Universal e Seletivo) – Grau 3
2-Cultura e Políticas escolares (Universal) – Grau 2
3-Abordagem para vulnerabilidades individuais (Indicado) – Grau 2
1-Políticas sobre o álcool e o tabaco (Universal) – Grau 5
2-Iniciativas comunitárias multicomponentes
(Universal e seletivo) – Grau 3
3-Campanhas de sensibilização na mídia
(Universal) – Grau 1
4- Espaços de entretenimento (Universal) –
Grau 2
Vida adultaCultura e políticas (Universal) – Grau 21-Políticas sobre o álcool e o tabaco (Universal) – Grau 5
2-Iniciativas comunitárias multicomponentes (Universal e seletivo) – Grau 3
3-Campanhas de sensibilização na mídia (Universal) – Grau 1
4- Espaços de entretenimento (Universal) – Grau 2

“Grau” se refere à indicação de eficácia sendo: 1= limitada; 2 = adequada, 3= boa, 4 = muito boa e 5 = excelente. 

Fonte: UNODC – Diretrizes Internacionais sobre a prevenção do uso de drogas

Complementarmente, o quadro 2 resume as ações que estão associadas a resultados positivos em alguns modelos de programa e aquelas associadas a resultados negativos ou nulos.

Quadro 2: Características dos programas de prevenção associadas a resultados positivos, negativos ou neutros de acordo com o tipo de programa segundo a UNODC¹.

ProgramaEstratégias com resultados positivosEstratégias com resultados negativos ou neutros
Habilidades parentais-Fortalecimento do vínculo familiar;
-Pais recebem orientação sobre papel mais ativo na vida dos filhos;
-Pais aprendem como construir disciplina positiva e adequada aos filhos;
-Apoio aos pais sobre como ser modelo para os filhos;
-Inclusão de uma série de sessões (10 ou mais);
-Inclusão de atividades para pais e filhos.
-Subestimar autoridade dos pais; e utilizar apenas palestras como meio de aplicação das sessões;
-Focar exclusivamente nas crianças; sessões administradas por pessoal pouco treinado;
-Disponibilizar informações sobre drogas.
Habilidades pessoais e sociais
e influência social
-Métodos interativos;
-Sessões semanais estruturadas (10-15);
-Sessões de reforço durante vários anos;
-Implementação por facilitadores bem treinados;
-Aprender e praticar várias habilidades pessoais e sociais (coping, tomar decisões, resistência);
-Modificar percepções de risco de substâncias, enfatizar as consequências imediatas e relevantes;
-Desmantelar conceitos errôneos sobre norma e expectativas sobre o uso de substâncias.
-Usar métodos não interativos, como palestras, como uma estratégia básica de aplicação do programa;
-Disseminação de informações, despertando medo.
-Basear sessões em diálogos desestruturados;
-Concentrar-se apenas na construção da autoestima e educação emocional;
-Abordar somente a tomada de decisão moral, ética ou de valores;
-Incluir a participação de ex-usuários de drogas com depoimentos;
-Utilizar policiais para aplicar o programa.
Cultura e políticas escolares-Incentivar atitude escolar positiva e participação dos alunos;
-As políticas são desenvolvidas com a participação de todas as partes interessadas
(alunos, professores, funcionários, pais);
-As políticas especificam claramente em quais substâncias focar, bem como os locais
(instalações da escola) e/ou ocasiões (atividades escolares) onde a política é aplicada;
-Aplicam-se a todos na escola (alunos, professores, funcionários, visitantes, etc.);
-Redução ou eliminação ao acesso e a disponibilidade de tabaco, álcool ou outras drogas;
-Abordar as infrações das políticas com sanções positivas, fornecendo ou encaminhando ao
aconselhamento, tratamento e outros métodos de saúde e serviços psicossociais em substituição à punição.
Testes de drogas aleatórios.
políticas do tabaco e álcool-Aumento do preço do tabaco e do álcool por meio da tributação, no caso de políticas do álcool;
-Aumento da idade mínima para comprar produtos alcoólicos e derivados do tabaco;
-Prevenção da venda de tabaco e álcool aos menores de idade, por meio de programas abrangentes,
incluindo a aplicação ativa e contínua da lei e do treinamento de estabelecimentos varejistas por meio
de uma variedade de estratégias (contato pessoal, mídia e material informativo);
-Proibição de propaganda de produtos derivados do tabaco e restrição de propaganda de bebidas alcoólicas aos jovens.
Iniciativas comunitárias multicomponentes-Apoiar a aplicação de políticas de tabaco e álcool;
-Trabalhar em vários contextos dentro das comunidades (famílias e escolas, locais de trabalho, locais de entretenimento, etc.);
-Envolver as universidades para fornecer apoio na implementação de programas baseados em evidências ???,
incluindo o monitoramento e avaliação;
-Manter as iniciativas a médio prazo (por exemplo, por mais de um ano).
Campanhas de sensibilização na mídia-Embasamento teórico sólido;
-Mensagens elaboradas com base em uma pesquisa prévia e de acompanhamento;
-Fortemente conectada a outros programas de prevenção de drogas existentes no lar, escola e comunidade;
-Obtenção da exposição adequada do público-alvo por certo período de tempo;
-Foco nos pais, pois aparentemente há efeito independente nas crianças;
-Foco na mudança de normas culturais sobre o abuso de substâncias e/ou educação sobre as consequências
do abuso de substâncias e/ou sugestão de estratégias para resistir ao uso de substâncias.
-Campanhas de sensibilização na mídia que são mal concebidas ou feitas com poucos recursos devem ser
evitadas, pois podem piorar a situação, tornando o público-alvo resistente ou indiferente a outras intervenções e políticas.
Espaços de entretenimento-Treinar funcionários e gerentes no atendimento responsável e em como lidar com clientes intoxicados;
-Fornecer aconselhamento e tratamento para os funcionários e gerentes que necessitam;
-Incluir um forte componente de comunicação para aumentar a consciência e a aceitação do programa;
-Incluir a participação ativa dos setores que aplicam a lei, de saúde e sociais;
-Reforçar as leis e políticas existentes sobre abuso de substâncias nos locais de entretenimento e na comunidade.

Fonte: UNODC – Diretrizes Internacionais sobre a prevenção do uso de drogas


Referência Bibliográfica: UNODC – ESCRITÓRIO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DROGAS E CRIMES. Normas Internacionais Sobre a Prevenção do uso de Drogas. 2014. Disponível em: https://www.unodc.org/documents/prevention/UNODC_2013_2015_international_standards_on_drug_use_prevention_E.pdf

Normas Internacionais Sobre a Prevenção do uso de Drogas

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