Sobre o LENAD

Método do estudo

Tratando-se de um levantamento repetido em séries históricas, é imperativo que os parâmetros principais da metodologia do estudo sejam mantidos em relação às edições anteriores do Levantamento Nacional de Álcool e outras Drogas (2006 e 2012), permitindo assim a comparação dos indicadores de consumo de substâncias e demais variáveis. 

 Desenho do estudo

  • Estudo observacional descritivo
  • Delineamento transversal repetido em série histórica
  • Inquérito domiciliar de base populacional

 Abrangência do estudo

A amostra do LENAD é desenhada para ser uma imagem fiel da população brasileira de 14 anos de idade ou mais, de ambos os sexos, e sem exclusão de qualquer parte do território nacional, inclusive áreas rurais. Não são incluídas nas amostras populações indígenas que vivem em aldeias. A pesquisa também não abrange residentes do território brasileiro que não falam a língua portuguesa, e pessoas com deficiências que os tornam incapacitados de responder ao questionário.

 Amostragem

A metodologia utilizada para seleção amostral do LENAD é a de amostra probabilística estratificada por conglomerados. Os estágios de seleção, todos randomizados, nos seguintes estágios: 

  1. Seleção aleatória dos municípios;
  2. Seleção aleatória dos setores censitários dentro dos municípios;
  3. Seleção aleatória dos domicílios dentro dos setores;
  4. Seleção aleatória do indivíduo dentro dos domicílios (data do aniversário);

4 etapas de seleção:

Probabilística com ppt – Seleção de municípios

Probabilística com ppt – Seleção de setores censitários

Aleatória simples – Seleção de domicílios

Aleatória simples – Indivíduos em domicílio

>>>> Não é permitida a substituição do indivíduo selecionado, que deve ser o primeiro a fazer aniversário considerando a data da entrevista.

 Especificações da estratificação: 

  • A estratificação explícita aplicada no desenho da amostra deve remeter-se à dispersão geográfica e ao tamanho dos municípios (porte) dentro dos Estados da Federação e dentro das Regiões Geográficas.
  • Implicitamente, as variáveis utilizadas para garantir uma amostragem fidedigna ao Universo deverão ser o código da Unidade da Federação e Índice de urbanização das áreas.
  • Dentre os 5.565 municípios, são considerados auto representativos aqueles que tenham População superior a 1.014.535 habitantes (190.732.694 habitantes/188 pontos), uma vez que a probabilidade de serem selecionados foi igual a 1.

A amostra do LENAD é dividida em duas partes, sendo uma de População Geral do Brasil, com 14 anos ou mais, outra chamada de oversample de Adolescentes, com pessoas de 14 a 17 anos de todo território nacional. 

O número de voltas racionais para a realização da entrevista com o indivíduo selecionado é definida considerando a necessidade de pelo menos 75% de taxa de resposta. 

 Teste piloto:

O teste piloto deve ser realizado através da aplicação de pelo menos 50 entrevistas para testar as técnicas de arrolamento e medir o tempo de aplicação do questionário completo. 

Especificações da coleta de dados: 

  • Análise exploratória prévia para determinação de domicílios,
  • Arrolamento seguindo exatamente o mesmo procedimento em todas as edições do levantamento
  • Realização de pelo menos 4 voltas racionais
  • Utilização de mecanismos de marcação de entrevistas (e-mail, contato telefônico e carta (portaria de prédios)
  • Coleta prévia por domicílio de dados de todos os moradores. 

Especificações das entrevistas: 

    • Realização de entrevistas face a face e domiciliares, aplicadas por um entrevistador e contendo uma sessão de autopreenchimento 
  • Duas seções de auto-preenchimento, com utilização de envelope lacrado, para a avaliação do consumo de substâncias ilícitas e outras questões sensíveis, como suicídio e histórico de violência sexual. 

 Procedimentos de Checagem:

Verificação Interna: 

  1. 100% das entrevistas realizadas são verificadas quanto a qualidade das respostas obtidas, obediência a fluxos e comando, bem como a coerência das informações registradas no questionário.
  2. Checagem por telefone independente de 30% da amostra entrevistada realizada concomitantemente ao processo da coleta 

O procedimento de checagem verifica as seguintes informações: 

– Data da entrevista,

– Número de residentes e data de nascimento de todos os moradores do domicílio,

– Definição do indivíduo sorteado para a entrevista,

– Respostas de 5 questões aleatórias do questionário. 

Em caso de não cumprimento de pelo menos 80% das checagens realizadas por telefone, são realizadas checagens in loco dos domicílios não contatados. 

Resultados das checagens: Todos os dados com suspeita de falsificação são descartados e re-coletados. Os entrevistadores responsáveis são desligados do estudo.

Instrumento:

Uma estrutura rígida do questionário é mantida em todas edições do levantamento para permitir a comparabilidade dos resultados. Os indicadores de consumo e de variáveis consideradas fatores de risco principais da dependência química são mantidos sem qualquer alteração para que as análises de tendências sejam realizadas nas séries históricas.

A complexidade do processo de aprimoramento do questionário do LENAD está no desfio de atingir um balanço que garanta 3 requisitos:

Tempo – uma entrevista de duração máxima de 1hora. O que faz com que, para cada item acrescentado, outro item precisará ser excluído

Comparabilidade – a “coluna dorsal” do questionário precisa ser mantida sem alterações, para que possam ser feitas análises comparativas dos resultados obtidos com as edições anteriores do levantamento, permitindo assim, análises de tendências em séries temporais. Desta forma, uma série de questões, e, em alguns casos secções inteiras que correspondem a escalas validadas (que portanto, não podem ser alteradas) precisam ser mantidas sem qualquer alteração

Atualização – também é fundamental que o questionário permaneça trazendo temas relevantes para o momento que é aplicado. É fundamental que aborde novos temas emergentes que passaram a ser priorizados não só na área de drogas, mas também sobre saúde mental de forma geral e questões socioculturais que possam estar relacionadas ao consumo ou desenvolvimento da dependência química. Desta forma, o trabalho de aprimoramento é desafiador e requer olhares diversos, que abarquem diferentes sub-áreas do conhecimento e expertises.

©2021 UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas – Lenad