Resultados

I LENAD

Em 2006 a Secretaria Nacional Antidrogas (SENAD) do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República, em parceria com a Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas (UNIAD) do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), realizou o I Levantamento Nacional sobre os Padrões de Consumo de Álcool na População Brasileira.

O levantamento foi inédito no país, obtendo pela primeira vez estatísticas do consumo de álcool e tabaco em uma amostra representativa da população brasileira, não limitando-se a capitais ou populações específicas. 

O foco principal do da primeira onda do levantamento foi a investigação aprofundada dos padrões de consumo de álcool, englobando a avaliação de aspectos como a exposição à propagandas de bebidas alcoólicas e a aceitação de políticas públicas preventivas de regulamentação de acesso e venda. Por ainda não utilizar a metodologia de auto-preenchimento, a primeira onda do levantamento apresenta vieses nas estimativas de uso de substâncias ilícitas.

©2021 UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas – Lenad