Sobre o LENAD

UNIFESP e UNIAD

O LENAD vem sendo realizado desde 2006 por pesquisadores do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, universidade com excelência técnica e científica reconhecidas internacionalmente.

A UNIFESP está entre as universidades federais mais proeminentes do Brasil, com um dos melhores índices de produtividade de artigos por docente, um indicador importante que comprova sua excelência em pesquisa, tanto básica quanto aplicada.

O Departamento de Psiquiatria, em especial seu programa de pós-graduação, está entre os três melhores programas da área da saúde mental na América Latina, alcançando e sustentando, há quase uma década, a nota 6 (seis), na avaliação da CAPES.

O programa tem um forte componente epidemiológico, onde se ressalta a Unidade de Pesquisa de Álcool e Drogas (UNIAD) com sua tradição em levantamentos epidemiológicos sobre o uso de substâncias.

Fundada em 1994 pelo Prof. Dr. Ronaldo Laranjeira, a UNIAD tem por objetivo auxiliar nas tomadas de decisões sobre as políticas públicas relacionas a dependência química.

Destacam-se, pelo menos, cinco grandes levantamentos populacionais realizados por sua equipe de pesquisadores da UNIAD, todos de grande relevância, tanto na aplicação do conhecimento gerado para o desenvolvimento de tratamento e prevenção do uso de drogas efetivos, como, principalmente, no fornecimento de evidências para o desenvolvimento de políticas públicas de saúde.

Possivelmente o estudo epidemiológico mais amplamente reconhecido da UNIAD seja o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD), realizado desde 2006.