Quadro 1: Resumo de tipos de programas de prevenção, de acordo com o ambiente onde são aplicados, a faixa etária à qual se destinam e o grau de evidência científica de sucesso.
Fase da vida | Fase da vida | Escola | Comunidade |
---|---|---|---|
Primeira infância | Acompanhamento pré-natal e pediátrico (Seletivo) - Grau 2 | Educação na primeira infância (Seletivo) – Grau 4 | |
Meia infância | Habilidades parentais (universal e seletivo) – Grau 4 | 1-Habilidades pessoais e sociais (Universal) – Grau 3 2- Gerenciamento em sala de aula (Universal) – Grau 3 3- Políticas para manter a criança na escola (Seletivo) – Grau 2 | Iniciativas comunitárias multicomponentes (Universal e seletivo) – Grau 3 |
Pré-adolescência | Habilidades parentais (Universal e Seletivo) - Grau 4 | 1-Programa de habilidades pessoais e sociais e influência social (Universal e Seletivo) – Grau 3 2-Cultura e políticas escolares (Universal) – Grau 2 3-Abordagem para vulnerabilidades individuais (Indicado) – Grau 2 | 1-Políticas sobre o álcool e o tabaco (Universal) – Grau 5 2-Iniciativas comunitárias multicomponentes (Universal e seletivo) – Grau 3 3-Campanhas de sensibilização na mídia (Universal) – Grau 1 |
Adolescência | 1-Programa de habilidades pessoais e sociais e influência social (Universal e Seletivo) – Grau 3 2-Cultura e Políticas escolares (Universal) – Grau 2 3-Abordagem para vulnerabilidades individuais (Indicado) – Grau 2 | 1-Políticas sobre o álcool e o tabaco (Universal) – Grau 5 2-Iniciativas comunitárias multicomponentes (Universal e seletivo) – Grau 3 3-Campanhas de sensibilização na mídia (Universal) – Grau 1 4- Espaços de entretenimento (Universal) – Grau 2 | |
Vida adulta | Cultura e políticas (Universal) – Grau 2 | 1-Políticas sobre o álcool e o tabaco (Universal) – Grau 5 2-Iniciativas comunitárias multicomponentes (Universal e seletivo) – Grau 3 3-Campanhas de sensibilização na mídia (Universal) – Grau 1 4- Espaços de entretenimento (Universal) – Grau 2 |
“Grau” se refere à indicação de eficácia sendo: 1= limitada; 2 = adequada, 3= boa, 4 = muito boa e 5 = excelente.
Fonte: UNODC – Diretrizes Internacionais sobre a prevenção do uso de drogas
Complementarmente, o quadro 2 resume as ações que estão associadas a resultados positivos em alguns modelos de programa e aquelas associadas a resultados negativos ou nulos.
Quadro 2: Características dos programas de prevenção associadas a resultados positivos, negativos ou neutros de acordo com o tipo de programa segundo a UNODC¹.
Programa | Estratégias com resultados positivos | Estratégias com resultados negativos ou neutros |
---|---|---|
Habilidades parentais | -Fortalecimento do vínculo familiar; -Pais recebem orientação sobre papel mais ativo na vida dos filhos; -Pais aprendem como construir disciplina positiva e adequada aos filhos; -Apoio aos pais sobre como ser modelo para os filhos; -Inclusão de uma série de sessões (10 ou mais); -Inclusão de atividades para pais e filhos. | -Subestimar autoridade dos pais; e utilizar apenas palestras como meio de aplicação das sessões; -Focar exclusivamente nas crianças; sessões administradas por pessoal pouco treinado; -Disponibilizar informações sobre drogas. |
Habilidades pessoais e sociais e influência social | -Métodos interativos; -Sessões semanais estruturadas (10-15); -Sessões de reforço durante vários anos; -Implementação por facilitadores bem treinados; -Aprender e praticar várias habilidades pessoais e sociais (coping, tomar decisões, resistência); -Modificar percepções de risco de substâncias, enfatizar as consequências imediatas e relevantes; -Desmantelar conceitos errôneos sobre norma e expectativas sobre o uso de substâncias. | -Usar métodos não interativos, como palestras, como uma estratégia básica de aplicação do programa; -Disseminação de informações, despertando medo. -Basear sessões em diálogos desestruturados; -Concentrar-se apenas na construção da autoestima e educação emocional; -Abordar somente a tomada de decisão moral, ética ou de valores; -Incluir a participação de ex-usuários de drogas com depoimentos; -Utilizar policiais para aplicar o programa. |
Cultura e políticas escolares | -Incentivar atitude escolar positiva e participação dos alunos; -As políticas são desenvolvidas com a participação de todas as partes interessadas (alunos, professores, funcionários, pais); -As políticas especificam claramente em quais substâncias focar, bem como os locais (instalações da escola) e/ou ocasiões (atividades escolares) onde a política é aplicada; -Aplicam-se a todos na escola (alunos, professores, funcionários, visitantes, etc.); -Redução ou eliminação ao acesso e a disponibilidade de tabaco, álcool ou outras drogas; -Abordar as infrações das políticas com sanções positivas, fornecendo ou encaminhando ao aconselhamento, tratamento e outros métodos de saúde e serviços psicossociais em substituição à punição. | Testes de drogas aleatórios. |
políticas do tabaco e álcool | -Aumento do preço do tabaco e do álcool por meio da tributação, no caso de políticas do álcool; -Aumento da idade mínima para comprar produtos alcoólicos e derivados do tabaco; -Prevenção da venda de tabaco e álcool aos menores de idade, por meio de programas abrangentes, incluindo a aplicação ativa e contínua da lei e do treinamento de estabelecimentos varejistas por meio de uma variedade de estratégias (contato pessoal, mídia e material informativo); -Proibição de propaganda de produtos derivados do tabaco e restrição de propaganda de bebidas alcoólicas aos jovens. | |
Iniciativas comunitárias multicomponentes | -Apoiar a aplicação de políticas de tabaco e álcool; -Trabalhar em vários contextos dentro das comunidades (famílias e escolas, locais de trabalho, locais de entretenimento, etc.); -Envolver as universidades para fornecer apoio na implementação de programas baseados em evidências ???, incluindo o monitoramento e avaliação; -Manter as iniciativas a médio prazo (por exemplo, por mais de um ano). | |
Campanhas de sensibilização na mídia | -Embasamento teórico sólido; -Mensagens elaboradas com base em uma pesquisa prévia e de acompanhamento; -Fortemente conectada a outros programas de prevenção de drogas existentes no lar, escola e comunidade; -Obtenção da exposição adequada do público-alvo por certo período de tempo; -Foco nos pais, pois aparentemente há efeito independente nas crianças; -Foco na mudança de normas culturais sobre o abuso de substâncias e/ou educação sobre as consequências do abuso de substâncias e/ou sugestão de estratégias para resistir ao uso de substâncias. | -Campanhas de sensibilização na mídia que são mal concebidas ou feitas com poucos recursos devem ser evitadas, pois podem piorar a situação, tornando o público-alvo resistente ou indiferente a outras intervenções e políticas. |
Espaços de entretenimento | -Treinar funcionários e gerentes no atendimento responsável e em como lidar com clientes intoxicados; -Fornecer aconselhamento e tratamento para os funcionários e gerentes que necessitam; -Incluir um forte componente de comunicação para aumentar a consciência e a aceitação do programa; -Incluir a participação ativa dos setores que aplicam a lei, de saúde e sociais; -Reforçar as leis e políticas existentes sobre abuso de substâncias nos locais de entretenimento e na comunidade. |
Fonte: UNODC – Diretrizes Internacionais sobre a prevenção do uso de drogas
Referência Bibliográfica: UNODC – ESCRITÓRIO DAS NAÇÕES UNIDAS SOBRE DROGAS E CRIMES. Normas Internacionais Sobre a Prevenção do uso de Drogas. 2014. Disponível em: https://www.unodc.org/documents/prevention/UNODC_2013_2015_international_standards_on_drug_use_prevention_E.pdf
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | O cookie é definido pelo consentimento do cookie GDPR para registrar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Funcional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. Os cookies são usados para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Necessário". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Outros. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | Este cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent. O cookie é usado para armazenar o consentimento do usuário para os cookies na categoria "Desempenho". |
viewed_cookie_policy | 11 months | O cookie é definido pelo plug-in GDPR Cookie Consent e é usado para armazenar se o usuário consentiu ou não com o uso de cookies. Ele não armazena nenhum dado pessoal. |