Sobre o LENAD

QUEM SOMOS

DIRETORIA UNIAD e COORDENAÇÃO TED III LENAD

Ronaldo Ramos Laranjeira

MD, PHD - UNIFESP

Graduação em Medicina pela Escola Paulista de Medicina (1982), Residência em Psiquiatria pela EPM (1984) e Phd em Psiquiatria pela Universidade de Londres (1994). Atualmente é Professor Titular do Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Psiquiatria, com ênfase em Alcoolismo e dependência de outras drogas. As principais áreas de pesquisa são: tratamento da dependência química, o impacto das políticas públicas do álcool e outras drogas, bases biológicas da dependência e avaliação epidemiológica do uso de substâncias. Na área de treinamento coordena vários cursos de pós-graduação latu senso em dependência química (cursos de especialização presencial e virtual). Professor orientador do programa de pós-graduação do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP. Coordenador da UNIAD (Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas) da UNIFESP. É o Investigador Principal do Instituto Nacional de Políticas do Álcool e Drogas, um dos recém-criados INCTs (Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia) do CNPq.

COORDENAÇÃO LENAD

Clarice Sandi Madruga

MSc, PhD – UNIFESP

Atua na área de epidemiologia do uso de substâncias psicoativas e prevenção. Graduada em Psicologia pela PUCRS, possui um Mestrado em Neurociências (UFRGS) e um Mestrado em Psicologia com ênfase em Dependência Química (Substance Misuse – Sussex University). Tem o Doutorado em Psiquiatria e Psicologia Médica (UNIFESP e Kings College). Pesquisadora associada do Kings College London desde 2010. Professora afiliada do Departamento de Psiquiatria da UNIFESP, onde concluiu o pós-doutorado do tipo PNPD em 2018. Através de consultorias via PNUD/ONU desenvolveu o sistema de monitoramento do serviço prestado pelas Comunidades Terapêuticas para a Secretaria do Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo. Atuou como Referência Técnica do Ministério da Saúde para a reformulação e implementação do Programa de Prevenção Escolar TamoJunto (EU-Dap Unplugged Program) e revisou e adaptou para o formato EAD a formação de facilitadores do Programa Famílias Fortes (Strengthening Families Program). É membro do comitê gestor da Unidade de Pesquisa em Álcool e outras Drogas (UNIAD) na UNIFESP, onde coordena o Levantamento Nacional de Álcool e Drogas (LENAD) e o Levantamento de Cenas de Uso de Capitais (LECUCA).  Revisora Ad hoc de mais de 15 periódicos indexados com mais de 20 publicações científicas na área de drogas.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/0659290459957967

EQUIPE LENAD

GESTÃO LENAD

Ana Paula Dias Pereira

MSc, PhD – UNIFESP

Possui graduação em Psicologia, mestrado e doutorado em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Especialista em Psicologia Hospitalar. Professora de Saúde Coletiva, Políticas Públicas e Psicologia Hospitalar do curso de graduação em Psicologia da Universidade Nove de Julho (UNINOVE). Professora de Metodologia Científica de cursos pós-graduação lato sensu. Pesquisadora na área de prevenção ao uso de drogas. Suas principais linhas de pesquisa tratam do estudo dos fatores associados à implantação de programas de prevenção ao uso de drogas nas escolas brasileiras e avaliação de resultados de programas de prevenção ao uso de drogas. Participou da avaliação de efetividade da primeira versão do programa #Tamojunto do Ministério da Saúde (2013 a 2018). Participou da equipe de revisão do material #Tamojunto2.0 (versão 2018) do programa de prevenção escolar ao uso de drogas do Ministério da Saúde. Integrante da equipe de pesquisadores parceiros do PREVINA – Núcleo de pesquisa da Universidade Federal de São Paulo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4937208410677680

Kátia Isicawa de Sousa Barreto

Mestranda em Psiquiatria e Psicologia - UNIFESP

Formação: Graduação em Ciências Sociais pela Faculdade de Ciências e Letras da Universidade Paulista “Júlio de Mesquita Filho” Campus Araraquara (2009);

Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário “Barão de Mauá” de Ribeirão Preto (2014). 

Mestrado (em curso) em Psiquiatria e Psicologia Médica pela Escola Paulista de Medicina da UNIFESP.

Atuação: De 2012 a 2016 trabalhou na implantação de uma Comunidade Terapêutica no interior do estado de São Paulo, bem como realizou atividades lúdico-terapêuticas com os usuários do serviço. Neste período também desenvolveu projeto em parceria com o Conselho Municipal da Criança e do Adolescente (CMDCA) de Ribeirão Preto, realizando atividades de desenvolvimento de habilidades sociais, com alunos do 4º ao 9º ano do ensino fundamental municipal, como estratégia de prevenção para o não uso de substância psicoativa. De 2017 a 2018, foi responsável pela análise dos dados e elaboração de relatórios referente ao Programa Recomeço – programa estadual de financiamento público de CTs.

De 2019 a 2020 foi responsável pela coordenação do processo de supervisão in loco, monitoramento e articulação com a Rede SUS e SUAS, de uma Rede composta por cerca de 70 Comunidades Terapêuticas e Repúblicas que participaram do Programa Recomeço.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7855376983653153

Henrique Teruo Akiba

Pós-doutorando em Psiquiatria - (UNIFESP)

Psicólogo formado no Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (2011) e Doutor em Psicologia Experimental pela mesma Instituição (2017), Pós-doutorando em Psiquiatria e Psicologia Médica na Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Professor associado da diretoria de Saúde da Universidade Nove de Julho; professor titular, chefe de pesquisa e coordenador dos cursos de Neuromarketing e Neurogestão do Instituto Brasileiro de Neuromarketing e Neuroeconomia (IBN); professor de diversos programas de pós-graduação lato sensu em neuropsicologia, coordenador científico nacional da Associação Arte de Viver – Brasil; membro do corpo de especialistas do Instituto Ame Sua Mente e membro do Laboratório Interdisciplinar de Neurociências Clínicas – LiNC -UNIFESP. Atua com pesquisa e formação na área de prevenção e promoção em saúde mental, neuromodulação, neuroeconomia, psicofisiologia afetiva, neuropsicologia e neurociência aplicada ao consumo.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8618681722965908

PESQUISADORES COLABORADORES

Maria Carmen Viana

MD, PhD – UNES

Graduou-se em Medicina na Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) em 1984, fez Residência Médica em Psiquiatria no Departamento de Psiquiatria e Psicologia Médica da Escola Paulista de Medicina, Universidade Federal de São Paulo (1985-1987) e especialização em Epidemiologia e Estatística Médica na London School of Hygiene and Tropical Medicine da Universidade de Londres (1988). Fez, ainda, treinamento em psiquiatria clínica como Visiting Registrar in Psychiatry no Maudsley Hospital and Bethlem Royal Hospital da Universidade de Londres (1992/1993) e recebeu o título de PhD em Medicina/Psiquiatria pelo Institute of Psychiatry da Universidade de Londres em 1995. Em 2009, fez Pós-Doutorado no Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica do Departamento e Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP), com o apoio da FAPESP. Tem experiência clínica e de pesquisa em Medicina, com ênfase em Psiquiatria e Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia psiquiátrica, saúde mental da mulher e violência no contexto da saúde mental. É uma das pesquisadoras responsáveis pelo “Estudo Epidemiológico de Saúde Mental São Paulo Megacity”, segmento Brasileiro integrante do World Mental Health Survey, uma iniciativa internacional da Organização Mundial de Saúde e da Universidade de Harvard. É membro do World Mental Health Survey Consortium (WHO-WMHS), do International Consortium of Psychiatric Epidemiology (ICPE), da International Federation of Psychiatric Epidemiology (IFPE) e da Section on Epidemiology and Public Health da World Psychiatric Association. É, ainda, membro titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e da Associação Psiquiátrica do Espírito Santo (APES) e membro internacional da American Psychiatric Association (APA). Atualmente, é Professora Adjunta do Departamento de Medicina Social e Professora Permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva do Centro de Ciências da Saúde da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), e Pesquisadora Colaboradora do Núcleo de Epidemiologia Psiquiátrica do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4338126917250074

Raul Caetano

MD, PhD – Universidade do Texas - USA

Raul Caetano é psiquiatra e epidemiologista, tendo escrito sobre o consumo de álcool e problemas relacionados, assim como sobre a relação entre o consumo de álcool e a violência doméstica entre minorias nos EUA. É Mestre em Saúde Pública com foco em ciências comportamentais e PhD em epidemiologia pela Universidade da Califórnia, Berkeley. Tem interesse no desenvolvimento de metodologia para identificação e diagnóstico de problemas relativos ao consumo de álcool, na validade intercultural de categorias diagnósticas tais como abuso e dependência de álcool e em políticas públicas de saúde no campo do consumo de álcool. Escreveu mais de 250 artigos na literatura revisada por pares e tem coautoria em três relatórios que abordam questões em matéria de abuso de substâncias pelo Instituto de Medicina da Academia Nacional de Ciências dos EUA. É diretor e professor do Health Care Sciences and Psychiatry na Southwestern School of Health Professions, University of Texas Southwestern Medical Centre, e  também professor de epidemiologia e director regional do Dallas Regional Campus, University of Texas School of Public Health.

André de Queiroz Constantino Miguel

Formação:  Psicólogo clínico graduado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2007). Em 2019 atuou como Pesquisador Associado pela Faculdade de Medicina Elson S. Floyd da Washington State University. Possui Pós-Doutorado pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade de Yale (2019) e pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP (2020), Doutorado em Ciências pelo Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo- UNIFESP (2016) e Mestrado em Dependências Patológicas pela Universidade de Pisa, Itália (2009).

Atuação: Psicólogo clínico comportamental com foco em intervenções psicossociais baseadas em evidências para transtornos por uso de substâncias. Responsável pelo projeto de pesquisa sobre a Implementação do Manejo de Contingências em Serviços Públicos de referência para Transtornos por Uso de Substâncias no Brasil.

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/6516872118351637

Cláudio Jerônimo da Silva

 Formação:  Graduação em Medicina Humana pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1995); Residência Médica em psiquiatria pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1998); Especialização em Dependência Química pela UNIFESP (2000); Doutorado em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo

(2005); MBA em Gestão de Saúde pelo Instituto de Ensino e Pesquisa Insper (2013). Atuação: Atualmente é professor afiliado no Departamento de Psiquiatria da Universidade Federal de São Paulo, UNIFESP. Pesquisador da UNIAD – Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas; Diretor técnico da Unidade Recomeço Helvétia (Associação Paulista para Desenvolvimento da Medicina, SPDM). Experiência de 19 anos em ensino na área de Dependência Química.

Organizou o primeiro curso de Especialização em Dependência Química virtual no Brasil, pelo Departamento de Psiquiatria e Informática em Saúde da UNIFESP, e atua como professor de pós graduação sensu lato desde 2001.

Atualmente é professor do MBA em Dependência Química (coordenando os módulos de gestão e qualidade) da Faculdade Paulista de Ciências de Saúde (SPDM). Experiência de 19 anos na organização, implantação e gestão de serviços para tratamento da Dependência Química, tais como: sócio fundador (2000) do Centro Especializado em Álcool e Drogas (CEAD), entidade filantrópica na cidade Jundiaí, entidade que foi presidente e vice presidente, implantação como coordenador médico do Ambulatório de Álcool e Drogas (AME – Psiquiatria Dra Jandira Masur), em 2010; Implantação da Unidade de Álcool e Drogas (UNAD), hospital especializado em Dependência Química e Adolescente, onde foi diretor técnico; Implantação do Hospital Cantareira (2013), onde atuou como diretor técnico e da Unidade Recomeço Helvetia (2014), onde atua até o momento como diretor técnico. Experiência de 20 anos no atendimento e gerenciamento de casos em Dependência Química no setor privado e público.

Currículo Lattes: http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/busca.do

Luciana Teixeira dos Santos Massaro

Formação: Graduada em psicologia pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (1996), especialista em dependência química (2014) pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP) e doutora (2018) pelo programa de Psiquiatria e Psicologia Médica da mesma instituição. 

Atuação: Desenvolveu pesquisas explorando o aumento do consumo de substâncias psicoativas e fatores associados na população feminina, com especial atenção ao consumo de álcool e estimulantes do tipo anfetamina (ATS). Revisora ad hoc de periódicos indexados. Atua também como psicóloga clínica em consultório particular. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/7396351478592706

Renata Rigacci Abdalla

Formação: Graduada em medicina pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2000), residência médica em Psiquiatria pelo Hospital Maternidade Celso Pierro da PUC Campinas (2002), especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (2007), especialista em Dependência química (2007); Doutorado em Ciências Médicas (2018) pela UNIFESP.

Atuação: Participou da implantação e gestão de serviços para tratamento da Dependência Química, tais como: Unidade de Atendimento ao Dependente (UNAD), hospital especializado em Dependência Química e Adolescentes, onde foi coordenadora médica (2013-2014) e Unidade Recomeço Helvetia (2015-2018), também como coordenadora médica. 

Atualmente é coordenadora de área (saúde mental) e docente nas disciplinas de Psicopatologia, Psicologia Médica e Psiquiatria Clínica e suas Bases Neurobiológicas do curso de graduação em Medicina Faculdade São Leopoldo Mandic de Campinas, além de coordenadora do programa de Residência Médica em Psiquiatria da Faculdade São Leopoldo Mandic de Arara; Diretora técnica do Instituto de Neuropsiquiatria do Hospital São Leopoldo Mandic (antiga Clínica Sayão); Pesquisadora associada do Instituto Nacional de Pesquisa em Álcool e Outras Drogas (INPAD) e revisora ad hoc de periódicos indexados. 

Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4831200193760907

COLABORADORES TEMÁTICOS

Diversas parcerias acadêmicas e entre órgãos de referência foram firmadas na fase de planejamento do levantamento. A maioria delas com o intuito de aprimorar a qualidade do levantamento – tanto no estágio de elaboração do questionário quanto no estágio de análise de dados.

Violência doméstica Eventos adversos na infância

Pesquisadora:
Maria Carmen Viana

Psicose

Pesquisadores:
Ary Gadelha
Giovanni Salum
Pedro Pan

Álcool

Pesquisadores:
Maristela Monteiro
Zila Van Der Meer Sanches

Jogo patológico

Pesquisador:
Felix Kessler

Depressão e Ansiedade

Pesquisadores:
Rodrigo Affonseca Bressan
Jair Mari

Dependência tecnológica

Pesquisador:
Daniel Spritzel

Crenças normativas

Pesquisador:
William Crano

Atitudes sobre drogas

Pesquisador:
Michael Lebsack

Transtornos Alimentares

Pesquisador:
Frederico Garcia

Uso Problemático de Smartphone

Pesquisador:
Frederico Garcia

Drogas Psicodélicas

Pesquisador:
Luíz Fernando Tófoli

Suicídio

Pesquisadora:
Patrícia Manzoli

Orientação Sexual

Pesquisadora:
Alessandra Diehl

Tratamento

Pesquisadores:
André Miguel
Michael G. McDonell
Sterling McPherson

Propriedades Psicométricas

Pesquisadora:
Carolina de Menezes Gaya

Espiritualidade

Pesquisadores:
Homero Vallada
Juliane Gonçaves

©2021 UNIAD - Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas – Lenad